Ações do documento
Projeto Amanhã, hoje!

Capacitando jovens, formando cidadãos.

O Projeto Amanhã é um programa social da Codevasf com grande alcance, principalmente nas comunidades rurais de sua área de atuação, e que tem por finalidade fomentar a organização e a capacitação dos jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oportunizando-lhes qualificação e preparação para a obtenção do primeiro emprego, para atuarem com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais. 

O Projeto Amanhã está inserido no Programa 2044 – Autonomia e Emancipação da Juventude, da Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Presidência da República. Realiza atividades educativas, através do ensino formal e também através do ensino não formal, por meio de palestras, dias de campo, workshop, campanhas, seminários e, principalmente cursos de capacitação, destinados aos jovens da área de atuação da Codevasf.  

Foto03 - Alunos de cursos de capacitação do Projeto Amanhã









 


Foto 1: Curso de Capacitação:  Operação de Trator Agrícola - Projeto Amanhã - 5ª  SR

Os cursos de capacitação oferecidos pelo Projeto Amanhã são gratuitos e ocorrem de acordo com as demandas do mercado local, regional, nacional e internacional. Eles vão ao encontro dos anseios e vocações dos jovens, respeitando sua cultura e tradição, visando à equidade. Os cursos de capacitação estão relacionados com atividades produtivas, vislumbrando aspectos sociais, econômicos, ligados principalmente às áreas de apicultura, ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura e agricultura familiar, uma vez que esses segmentos estão inseridos nas atividades finalísticas da Codevasf, possibilitando ao jovem dar continuidade

Foto01 - Alunos de cursos de capacitação do Projeto Amanhã

às atividades dos seus progenitores, contribuindo para o fortalecimento e estruturação dos sistemas produtivos existentes. Através do Projeto também se realizam outros cursos ligados à economia criativa, como artesanato, corte e costura, cabeleireiro, informática, entre outros.


Foto 2: Curso de Capacitação: Agroecologia - Projeto Amanhã - 4ª  SR.

Desde a institucionalização do Projeto Amanhã em 13 de abril de 1993, mais de 30.000 (trinta mil) jovens já participaram de suas ações educativas, em toda a área de atuação da empresa, nos vales dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, conforme a Lei Nº 12.196, sancionada em 14 de janeiro de 2010 (Estados de Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

Em alguns Estados são mantidos centros de capacitação destinados à realização de cursos promovidos pelo Projeto Amanhã e em outros são realizadas parcerias com organismos internacionais, instituições públicas e privadas, de pesquisa e assistência técnica e extensão rural, SENAI, SEBRAE, SENAR, SENAC, SESI,  sindicatos, grupos, associações, cooperativas, distritos de irrigação, escolas técnicas e agrotécnicas, escolas famílias agrícolas, casa familiar rural, prefeituras, escolas de ensino formal, entre outros. Essas parcerias possibilitam a realização das ações educativas e também manutenção e conservação dos centros de capacitação.

    

Foto 3 e 4: Curso de Capacitação: Corte e Costura e Photoshop - Projeto Amanhã - 1ª  SR.

Nos últimos anos, o foco de ação do Projeto Amanhã tem sido levar aos jovens cursos de informática, promovendo a inclusão digital e a inserção no mercado de trabalho. Os centros que realizam essas capacitações são chamados Telecentros e já foram instalados em Nova Porteirinha/MG, Brasilândia de Minas/MG, Porto Real do Colégio/AL e Neópolis/SE, utilizando-se computadores cedidos pela Codevasf.

O Projeto conta com uma coordenação executiva, na Administração Central em Brasília e, em cada Superintendência Regional possui uma coordenação estadual.




AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS

- Na Região Sudeste

 - Minas Gerais (1ª Superintendência Regional): O Projeto Amanhã realiza ações educativas nos municípios de Jaíba, Janaúba, Nova Porteirinha, Montes Claros, Brasilândia de Minas, Bocaiúva, Porteirinha, Matias Cardoso e Pirapora. Nesses Municípios o Projeto Amanhã também disponibiliza recursos para contratação de serviços de transporte de alunos dos cursos de capacitação, residentes no Perímetro de Irrigação Jaíba, no município de Jaíba.

A 1ª Superintendência Regional conta com um Telecentro (Projeto de Inclusão Digital), no âmbito da 1ª SR que atende Jovens de Nova Porteirinha e Janaúba. Os cursos têm duração de quatro meses e, se formam em média 80 (oitenta) alunos por quadrimestre.  O Telecentro está localizado no Distrito de Irrigação do Gorutuba-DIG, no Município de Nova Porteirinha. Além dos cursos de capacitação, o Projeto Amanhã também realiza outras atividades, como palestras sobre saúde física e mental, cidadania e meio ambiente, que são ministradas por profissionais da Codevasf da 1ª Superintendência Regional.



Cursos oferecidos pelo Projeto Amanhã nos últimos três anos:


1- Mecânico de Manutenção de Sistemas Hidráulicos – Tratores Agrícolas;

2- Mecânica e Manutenção de Tratores;

3- Elétrica de Equipamentos Agrícolas;

4- Oficinas:- Artesanato em Palha de Milho, Folha de Bananeira, Pintura em
Tecido, Patchwork, Ponto Cruz, Vagonite, Técnicas Diversas;

5- Curso de Corte e Costura;

6 - Estilismo;

7 - Têxteis;

8- Curso de Mecânica de Máquina de Costura;

9- Curso de Lingerie – Modelagem;

10 - Curso de Mecânica e Manutenção de Equipamentos Agrícolas com ênfases em bombas de Irrigação;

11- Elétrica Predial e Industrial;

12 - Soldagem e Processos Logísticos.


Telecentro de Nova Porteirinha (Inclusão Digital)
:

1- Montagem e Manutenção de Computadores;

2- Informática Básica;

3 - Photoshop;

4 - Corel Draw.


   

Foto 5 e 6: Curso de Capacitação: Inclusão digital e Mecânica- Projeto Amanhã - 1ª  SR.


- Na Região Nordeste:

- Bahia (2ª Superintendência Regional): O Projeto Amanhã realiza ações educativas nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Brejo da Barra, Irecê, Xique-Xique, Itaguaçú da Bahia, Sento Sé, Mandacaru, Jussara, Ibipeba, São Félix do Coribe, em Catolândia, em Ibotirama, entre outros.

A 2ª Superintendência Regional conta com um Centro de Capacitação em Base Tecnológicas do Semiárido – Cebatsa, que está localizado em Itaguaçu da Bahia - Município de Sento Sé/BA, âmbito da 2ª SR. Com uma área de 310 ha, tem capacidade para atender 600 jovens/ano. Possui alojamento, refeitório, centro de convivência, auditório, salas de aula, quadras de manejo e unidades de demonstração para aulas práticas. O centro visa o apoio aos projetos de inclusão produtiva, de bovinocultura e caprinovinocultura e, para isso realiza atividades de manutenção e operação, tais como: - Ração, sal mineral, vacinas e outros itens para utilização no centro.


Cursos oferecidos pelo Projeto Amanhã nos últimos três anos:

1- Apicultura Básica;

2- Caprino – Básico;

3- Agroecologia;

4- Reserva Estratégica de alimentos – Produção de Feno e Silagem;

5- Beneficiamento de Umbu.

6-Produção de Feno e Silagem.

 

- Pernambuco (3ª Superintendência Regional): O Projeto Amanhã realiza ações educativas nos municípios de Petrolina, Bodocó, Orocó, Exu, Araripina, Granito, Ibimirim, Manari, Inajá, Petrolândia, Afrânio, Lagoa Grande, Povoado Riacho do Recreio, Santa Cruz e Santa Filomena.

Cursos oferecidos pelo Projeto Amanhã nos últimos três anos:

1- Educação Ambiental com Ênfase na Preservação da Água e dos Recursos Pesqueiros;

2 -Tratorista;

3-Mecânica de Manutenção em Motocicletas;

4-Eletricista instalador Predial de Baixa Tensão;

5- Padeiro e Confeiteiro;

6- Agroecologia.




 - Sergipe (4ª Superintendência Regional): O Projeto Amanhã realiza ações educativas nos municípios de Propriá, Neópolis, Telha, Ilha das Flores, Pacatuba, Poço Redondo, Porto da Folha, Cedro do São João, Capela, Malhada de Bois, Canhoba, Japoatã, Gararu, Santana do São Francisco, Japaratuba e Aquidabã.

O Projeto Amanhã possui uma unidade dentro do Centro Integrado de Betume – CIB (4ª/CIB), localizado no Município de Neópolis a 120 km de Aracaju. A área do Projeto amanha funciona como unidade demonstrativa, onde são realizadas boas práticas agrícolas de agroecologia, cobertura morta, torração de culturas, controle alternativo de pragas e doenças, Vermicompostagem (criação de minhoca), aproveitamento dos resíduos orgânicos da propriedade, mandala e viveiro de mudas. Desde 2014, está estruturando um Telecentro.


Cursos oferecidos pelo Projeto Amanhã nos últimos três anos:

1- Agroecologia;

2- Operação e Manutenção de Tratores;

3- Segurança do Trabalho;

4- Corte e Costura;

5- Artesanato – Biojóias;

6- Oficina de Educação Ambiental – Comemoração ao Dia Mundial da Água,

7- Irrigação;

8- Piscicultura;

9 - Vermicompostagem.