Ações do documento
Desenvolvimento Territorial

O Desenvolvimento Territorial é a combinação de políticas governamentais descendentes com iniciativas de desenvolvimento endógeno. Trata-se de um desenvolvimento local baseado na participação da sociedade civil. Objetiva promover o planejamento, a implementação e a autogestão do processo de desenvolvimento sustentável dos territórios rurais e o fortalecimento e a dinamização da sua economia. O Desenvolvimento Territorial apoia-se na formação de uma rede de atores trabalhando para a valorização de atributos de uma certa região. Sendo o Território a unidade que melhor dimensiona os laços de proximidade entre pessoas, grupos sociais e instituições que podem ser mobilizadas e convertidas em um trunfo crucial para o estabelecimento de iniciativas voltadas para o desenvolvimento.

A Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, por meio da Gerência de Desenvolvimento Territorial, tem como competência definir, implementar, controlar, coordenar, supervisionar e acompanhar as ações de desenvolvimento econômico, social e tecnológico de atividades produtivas adequadas às bacias do São Francisco e do Parnaíba.

Nesse ambiente, a Codevasf realiza ações de apoio a atividades produtivas por meio de duas unidades estruturadas e as do Projeto Amanhã (organização e capacitação de jovens rurais) acontecem cocomitantemente, coordenadas pela Gerência de Desenvolvimento Territorial:  

A partir da concepção e da visão do espaço a ser trabalhado como um território que apresenta suas vocações naturais e identidades culturais, a Empresa também apóia outras atividades produtivas que promovem o desenvolvimento regional, como: Artesanato, Avicultura, Biocombustível, Cachaça, Turismo.

Última modificação 13/04/2010 09:26