Ações do documento
Plano de Gestão de Logística Sustentável - PLS

O Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS da Codevasf/ Sede, aprovado em 27 de agosto de 2015, Resolução nº 599/2015, foi elaborado obedecendo-se estritamente os critérios e a metodologia dispostos na Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG).

O PLS é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidos, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem aos órgãos e às instituições estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

Atenta à importância da implementação do PLS e da sustentabilidade, a Codevasf, constituiu duas comissões na Sede:

  • Comissão de Elaboração: Decisão nº 451/2014, elaborou o PLS da empresa, de forma democrática e construtiva, oportunizando a participação direta e indireta de todos os empregados. No Plano Foram descritas as boas práticas de sustentabilidade já adotadas, institucionalizando e aprimorando-as, visando à sustentabilidade, bem como as que serão desenvolvidas a curto, médio e longo prazo pela Codevasf/sede.
  • Comissão de Implantação e Gestão: Decisão nº 1436/2015, vem desde janeiro/2016, reforçando as práticas de sustentabilidade e de racionalização já praticada na empresa, e, implementando as novas ações propostas no PLS, relativas ao uso de materiais e serviços pela Codevasf/Sede, bem como as ações educativas e motivacionais.

A metodologia do PLS-Codevasf/Sede é composta por seis etapas, sendo que a Comissão de Elaboração seguiu as etapas 1, 2 e 3, as etapas seguintes, 4, 5 e 6 estão sendo executadas pela Comissão de Implantação e Gestão.



Nesse sentido, o PLS - Codevasf/Sede, com período previsto de execução entre agosto de 2015 a dezembro de 2019, abrange ações nos temas: materiais de expediente de maneira geral, coleta seletiva de resíduos sólidos, energia elétrica, água e esgoto, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal.

Nas Superintendências Regionais– SR’s e Escritórios da Empresa estão sendo constituídas comissões específicas para Elaboração do PLS’s em consonância com a realidade regional e, posteriormente, serão constituídas as Comissões de Implantação e Gestão dos mesmos.

O PLS por ser uma ferramenta dinâmica está sendo um marco na gestão socioambiental da Codevasf, pois ao instituir no âmbito da empresa uma mudança cultural no que diz respeito à inserção de diretrizes e critérios de sustentabilidade em seus processos, atividades e serviços, demonstra que, o comprometimento com a sustentabilidade faz parte da política da Instituição, ou seja, não se restringe ao cumprimento da legislação em si, visto que tal comprometimento está explícito em sua missão institucional: “PROMOVER O DESENVOLVIMENTO E A REVITALIZAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM A UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS E ESTRUTURAÇÃO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS PARA A INCLUSÃO ECONÔMICA E SOCIAL” e na sua POLÍTICA AMBIENTAL, institucionalizada em 1999 e atualizada em 2014.

Para que a Codevasf, possa obter economia de recursos naturais e eficiência dos gastos institucionais por meio da adoção do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos, foram constituídas em consonância com as ações e metas do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Codevasf/Sede, as Comissões: de Gestão dos Resíduos e a Gestora da A3P.


clique aqui, para obter os arquivos do PLS - Codevasf/Sede.

clique aqui, para obter os arquivos do PLS - Codevasf/2ª/SR.

Última modificação 03/07/2017 17:13