Ações do documento
Caracterização da Bacia

O Vale do Parnaíba se estende pelos estados do Maranhão, Piauí e Ceará e encontra-se integralmente inserido na região Nordeste. Possui uma superfície de 325.834,80 km², abrangendo 279 municípios com uma população, em 2011, de 4.800.934 pessoas. Do total de municípios 240 possuem a totalidade de sua área territorial inserida no Vale do Parnaíba, e os demais 39 encontram-se parcialmente inseridos no vale, ou seja, seus territórios extrapolam os limites ou divisores da bacia hidrográfica estabelecidos.

Também pertence ao Vale do Parnaíba a Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) da Grande Teresina, que é formada pelo município maranhense de Timon (parcialmente inserido no vale) e pelos municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Teresina e União (todos integralmente inseridos no vale).

Clique aqui e confira as áreas (em Km²) dos estados que compõem o Vale do Parnaíba, assim como a parte de cada uma delas que pertence ao Semiárido Brasileiro. Fonte: Documento “Divisão Político-Administrativa da Área de Atuação da Codevasf”, aprovado pela Resolução da Diretoria Executiva nº. 702 de 25/09/2012.

No link a seguir, encontra-se a distribuição da população do Vale do Parnaíba, por estado, segundo a condição urbana ou rural, baseada em dados do censo demográfico de 2010 e da estimativa populacional para 2011, ambos do IBGE - População na Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba. Fonte: Documento “Divisão Político-Administrativa da Área de Atuação da Codevasf”, aprovado pela Resolução da Diretoria Executiva nº. 702 de 25/09/2012.

Última modificação 12/12/2012 12:15