Document Actions
Área de Atuação da Codevasf no Estado de Alagoas

A Codevasf atua em todos os 102 municípios do Estado de Alagoas.

A bacia hidrográfica perene com maior extensão territorial no Estado de Alagoas é a do rio São Francisco, onde a porção alagoana representa parte da região fisiográfica do chamado "Baixo São Francisco". 

Foram incorporadas pela Lei nº13.507, de 17 de novembro de 2017, as bacias dos rios Jequiá, Mundaú e Paraíba, sendo a primeira - Jequiá - integralmente contida no território do Estado de Alagoas. As bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba apresentam áreas no Estado de Pernambuco, onde se localizam suas nascentes.

As demais bacias hidrográficas na área do Estado de Alagoas, a destacar, que não se encontram no vale do Rio São Francisco, e que não são citadas expressamente no texto da Lei nº13.702, de 06 de agosto de 2018, são as bacias hidrográficas dos rios Coruripe, São Miguel, Bandeira, Camaragibe, Carvão, Jirituba, Manguaba, Poxinzinho, Persinunga, Prataji, Una, riacho Comandatuba, além de diversas outras bacias litorâneas diminutas.

No Estado de Alagoas, a Codevasf atua através da 5ª Superintendência Regional, com representação no município de Penedo, localizada próximo à foz do rio São Francisco.

atualizado em 22/03/2019 14:07