Ações do documento
Impactos da Ação

Conhecer as potencialidades das regiões e levantar as necessidades da população são atividades fundamentais para se planejar as ações que a empresa têm que desenvolver visando a promoção do desenvolvimento da região onde atua. Desta forma, a empresa implanta projetos relacionados às características de cada região, facilitando o processo de gerenciamento, acompanhamento, operacionalização, articulação institucional e fiscalização, aumentando as chances de sucesso dos projetos implantados.

A Codevasf desenvolve diversas atividades que beneficiam diretamente a população, entre as quais destacam-se: a implantação de perímetros públicos de irrigação, de Arranjos Produtivos Locais - APLs, as ações de esgotamento sanitário, a implantação de cisternas de consumo, entre outras que atendem as necessidades da população, gerando emprego e renda, levando a redução dos fluxos migratórios causados em função dos efeitos econômicos e sociais das secas e inundações frequentes e, ainda, proporciona a preservação dos recursos naturais bacias onde a Empresa atua.

Esse desenvolvimento nas regiões de atuação da Empresa é determinado pela incorporação de novas áreas ao processo produtivo e introdução de novas tecnologias e culturas, direcionadas a mercados exportadores e com a implantação de agroindústrias. Isso possibilita melhor aproveitamento da matéria-prima e se constitui em suporte à comercialização e ao crescimento das atividades de comércio e de serviços.

O resultado desse trabalho também leva à formação e à consolidação de polos de desenvolvimento regional, a exemplo dos polos de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) e do Norte de Minas Gerais. Esses polos têm contribuído para o aumento das exportações e da geração de superávites comerciais, através da oferta de produtos nobres e de alto valor comercial.

Última modificação 24/01/2018 15:06