Ações do documento
Formas de atuação

A Codevasf direciona sua atuação na coordenação e execução de obras de infraestrutura hídrica; implantação de distritos agropecuários e agroindustriais; ações de inclusão produtiva; revitalização de bacias hidrográficas; obras de saneamento básico e esgotamento sanitário, diretamente ou mediante contratação e estabelecendo parcerias na implementação dos programas.

Dá  ênfase aos estudos sobre o potencial hidroagrícola dos Vales. Implantou e mantém em operação 26 perímetros de irrigação no vale do São Francisco.

No vale do Parnaíba, realiza estudos com a finalidade de formular o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Parnaíba (Planap), pautado na  sustentabilidade, nas potencialidades comparativas e competitivas existentes,  visando ao crescimento da economia regional e à melhoria da qualidade de vida da população em uma nova abordagem estratégica centrada no nível de abrangência territorial.

Desenvolve, ainda, programas de reabilitação de perímetros irrigados e de preparação da juventude rural e executa ações integradoras voltadas para a construção de barragens, construção/instalação de adutoras, perfuração/instalação de poços tubulares e amazonas e outras ações de acesso a água, que têm provocado impactos favoráveis no que se refere à redução da migração e à inclusão social.

Última modificação 13/06/2014 10:27